Francisco Monteiro Neto, jovem acadêmico e dirigente partidário do Diretório Municipal do Partido Democrático Trabalhista (PDT) no municipio de Angicos, cidade situada na região Central Cabugi, estado do Rio Grande do Norte.
Barba e óculos, história política e militância ativa desde a adolescência são elementos que caracterizam o jovem Neto Monteiro. Ativista em prol do plebiscito que foi contra a instalação de uma base militar norte-americana em Alcântara no Maranhão, um dos líderes do Movimento Fora Sarney no RN e ideólogo da juventude. Este é Monteiro Neto.
Neto Monteiro esteve em SP no XVIII Congresso Nacional da Juventude Socialista e vem participando, dirigindo e acompanhando as discussões partidárias no estado potiguar que vive a expectativa de uma candidatura ao Governo do Estado com o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves.
Na Juventude Socialista do PDT no Estado, Neto Monteiro ocupa a importante pasta de Comunicação e Formação Política e é Vice-Presidente do Diretório Municipal do PDT na cidade de Angicos.
Nesta entrevista ao blog do PDT o companheiro Neto fala de alguns pontos importantes para a juventude, para os cidadãos angicanos e mostra sua posição a respeito das conjunturas políticas, local e estadual.
BLOG: Como está sendo sua função na vice-presidência do Diretório Municipal do PDT em Angicos?
Francisco Monteiro Neto: Muito empolgante eu diria, estamos trabalhando muito para construirmos um PDT diferente um PDT altamente capacitado, estamos realizando algo único na historia de Angicos, nunca um partido foi comandado por jovens a idéia é inovação estamos descentralizando o comando do partido e proporcionando a todos os filiados o direito de participar das discussões e da gestão do partido. O PDT é o partido da Juventude para a Juventude.
BLOG: Como você avalia a provável candidatura de Carlos Eduardo?
Francisco Monteiro Neto: Sem duvida Carlos Eduardo representa não só a ética, mais o verdadeiro sentimento de mudança e esperança de todos os potiguares
“Para aqueles que não crêem em Deus eu digo que teremos de matar um leão por dia. Para aqueles que são cristãos digo que teremos de fazer nascer um Davi por dia em nossos corações.”
Sinceramente não considero Carlos Eduardo mercador de ilusão. Ele só entrou na disputa porque está preparado para o cargo.
BLOG: Qual a relação do PDT com as outras siglas no município de Angicos?
Francisco Monteiro Neto: Temos uma boa relação com a maioria das siglas, por exemplo, o PSDC dirigido atualmente pela companheira Marta Guilherme temos uma ótima relação de amizade e compartilhamos dos mesmos ideais e desejo de mudança, o PT do jovem acadêmico Jeová Jordão e Zé Leão nem se fala, principalmente por compartilharmos da mesma essência de termos um jovens acadêmico aliado a experiência como dirigentes e que sem duvida estaremos juntos em 2012. Principalmente por entendemos que é chagada a hora da juventude assumir os rumos da política local em nosso município, já o PTB do saudoso Deusdete Gomes, a não só uma relação de companheirismos e amizade, neste sentido passamos a compartilhar o verdadeiro espírito trabalhista e brizolista principalmente por estarmos diante da única figura de toda a historia deste município a proporcionar a inúmeros angicanos o direito de sonhar com dias melhores através da geração de emprego, com tudo não a como negar que Deusdete como cidadão e empresário é o maior empregado da historia de Angicos e o mais interessante não tem mandato, ao contrario dos que se intitulam filhos de Angicos com 40 anos de vida publica nunca proporcionarão geração de emprego e renda em nosso município “típicos políticos copa do Mundo”, já o PR de Marconi Torres a uma boa relação com o vereador Marcilio Torres principalmente por compartilharemos os mesmos ideais e anseios, não temos nenhuma relação com o PSB de Ronaldo nunca fomos procurados da mesma forma do PDT para como o PSB, e com relação ao PMDB não a nenhum contato, e no momento não temos intenção nenhuma em sentarmos, os demais não a muito contato.
BLOG: Qual a posição dos brizolistas em relação à atual administração de Angicos?
Francisco Monteiro Neto: Somos oposição ao governo municipal, por acreditar que não da mais para agüentar estes grupos oligarcas se revezando no poder como no tempo do império. Se formos esperar que as estruturas familiares que há tanto tempo se revezam no poder venham fazer por nós, nós vamos esperar muito tempo, e eles não farão nada.
BLOG: Como você avalia os vereadores da atual legislatura na Câmara Municipal?
Francisco Monteiro Neto: Houve, boas iniciativas por parte do legislativo angicano isso é um fato e não a como negar, tivemos mudanças no código tributário e que por sinal proporcionou uma boa arrecadação de impostos para o município só para citar segundo o secretario de tributação só com o ISS e algumas importantes obras federais teve-se uma arrecadação de 300 mil só nos 4 primeiros meses de 2010, iniciativas importantes como as audiências publicas cada vez mais freqüentes apesar de na pratica não estarmos vendo se concretizar muita coisa, entendo que a câmara falha quando aprova contratos retroativos isso é um absurdo, quase não se vê a atuação da oposição que são a maioria absoluta da casa, vemos que poucos fazer oposição firme o que no fundo é uma vergonha.
BLOG: Qual a sua avaliação da atual gestão do prefeito Clemenceau Alves?
Francisco Monteiro Neto: Hipocrisia e demagogia são características antagônicas ao ideário do PDT e nós fazemos uma avaliação da realidade administrativa da gestão do prefeito Clemenceau Alves de forma consciente. O que ele está fazendo é mais do mesmo, não existe nada de inovador na administração dele, sem falar que os PSF’s até bem pouco tempo estavam funcionando de forma precária, não tenho notícia da atual situação. Avalio a administração de Clemenceau como uma administração arcaica, retrograda, inerte, suas atitudes procurando repassar para a população pobre uma tava de iluminação pública denotam o caráter de sua administração descompromissada com a população e comprometida meramente em arrecadar mais recursos, sem falar a falta de respeito que muitas vezes o poder Executivo tem com a Câmara Municipal em não fornecer as informações solicitadas. Sei que ele está inelegível pelo Projeto Ficha Limpa e acho importante para a rotatividade do poder, afinal de contas vivemos em uma cidade ou em uma capitania hereditária?
BLOG: Como o senhor avalia o primeiro e o segundo mandato da ex-governadora Wilma de Faria?
Francisco Monteiro Neto: Apesar do descaso da professora e ex-governadora Wilma de Faria com a saúde, educação e segurança publica, não a como negar que ouve melhorias significativas em diversas áreas, entretanto Não foi o governo que ela prometeu em praça pública. Mesmo assim, ela foi reeleita fazendo campanha contra Garibaldi e finalmente cai um gigante. Ela não fez o governo que eu imaginava, mais se me perguntarem se daria meu segundo voto a ela para o senado eu diria que em nome de derrotar José Agripino ou Garibaldi Filho “que teria 99% de chance de um sim”.
BLOG: Em relação à Secretaria de Comunicação e Formação Política da JS, o que você teria a declarar enquanto secretário da pasta?
Francisco Monteiro Neto: Para mim é um grande desafio, tenho contado com muita ajuda do diretório Municipal do PDT de Angicos para a realização de ações direcionada a formação política não só de nossa militância mais de forma democrática e sem bandeira levar consciência política a todos os segmentos da sociedade. Realizamos o I Seminário de Formação Política de Angicos, em breve estaremos em Lajes, estou planejando uma atuação nas escolas levando o seguinte tema Juventude e Partido Político tentando mostrar desde a idade moderna passando pela historia dos partidos políticos até os dias atuais tentando demonstra o quanto é importante a participação da juventude no processo político.
BLOG: Sua posição em relação à gestão de Kleber Fernandes a frente da JS potiguar?
Francisco Monteiro Neto: Falar deste grande socialista é muito complicado, jovem lutador, guerreiro amante das causas sociais defensor do trabalhismo, brizolista, um cara altamente articulado e respeitado entre todos os núcleos da JSPDT de todo o país com uma experiência dentro dos movimentos sociais, secundarista e universitário, integrante da direção Nacional da Juventude Socialista um grande idealista. Bom, um ótimo exemplo a ser seguido por nós iniciantes na arte política.
Kleber Fernandes vem realizando uma grande gestão a frente do diretório estadual da Juventude Socialista, estamos trabalhando muito apesar da falta de recursos e infra-estrutura, passando a fundar núcleos de juventude em varias partes do estado proporcionando uma gestão democrática e com a participação da juventude nos processos políticos da JS/RN.
BLOG: Como você faz um balanço do ultimo Congresso Nacional da JS ocorrido em SP?
Francisco Monteiro Neto: Foi uma grande festa de toda a juventude brizolista do Brasil, tivemos uma participação bem ativa nos debates e inclusive na indicação do Ceará para uma secretaria Nacional da JS, participamos da reforma do estatuto da JS, participamos da palestra do Pré-sal com professores da USP, defendemos a não liberação da maconha, tivemos o nosso manifesto Fora Sarney aprovado por unanimidade das delegações e com isso tornando-se documento base da Juventude Socialista, fizemos grandes amizades, conhecemos a realidade enfrentada pela JS em todos os estado e descobrimos que a JSPDT é uma das únicas Juventudes que atua 365 dias por ano e muitas vezes sem nenhum centavo.
Foi um grande evento não só do ponto de vista político mais da grande troca de experiência por parte das direções de todo o país, sem falar que reelegemos o grande companheiro Luizinho para mais um mandato a frente da JS/PDT.
BLOG: Suas Considerações finais?
Francisco Monteiro Neto: Eu só quero agradecer o espaço aqui no blog do PDT e falar as pessoas que venham conhecer a nossa luta e o nosso trabalho Estamos situados na Praça José da Penha, nº 59 no centro da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário