segunda-feira, 30 de março de 2009

BARBOSA NETO É O NOVO PREFEITO DE LONDRINA


Trabalhista bate o tucano, Luiz Carlos Hauly com diferença superior a 20 mil votos, promete "reconstruir" a cidade. Barbosa Neto (PDT) foi eleito prefeito de Londrina com 54,12% dos votos válidos. Ele obteve 135.507 votos, batendo nas urnas Hauly (PSDB), que conquistou 114.867 votos (45,88%).

Barbosa manteve a humildade após o pleito. "Peço a Deus que me dê sabedoria para fazer a reconstrução de Londrina". O prefeito eleito procurou amenizar a situação entre ele e seu adversário. "Respeito o nosso adversário, quero cumprimentar o deputado Luiz Carlos Hauly pela forma como me tratou. Tivemos embates, mas faz parte da campanha. Sempre fui decente e correto com ele", comentou.

Após entrevista coletiva, Barbosa Neto comemorou sua eleição com companheiros do PDT, amigos e familiares no Jardim Bela Suíça. Depois, ele foi até uma igreja evangélica e seguiu em carreata até o conjunto popular "cincão" na zona norte de Londrina, onde mais de 4 mil pessoas o aguardavam.

Barbosa agradeceu o apoio e o empenho de todos que construiram a vitória, de todos os partidos que o apoiaram na eleição, agradeceu também a militância do PDT e a JS/PDT, que segundo ele trabalhou do primeiro ao último dia da campanha.


BARBOSA NETO

Barbosa Neto é filho de uma cabeleireira e de um servidor público. Os pais se separaram quando ele tinha 3 anos. Como único homem da casa, começou a trabalhar menino para ajudar a mãe a sustentar as duas irmãs. Mas nunca deixou de estudar e sempre em escola pública. Foi engraxate, servente de pedreiro, garçom, chapeiro em lanchonetes, recolhia sucata e vendia coxinha na rua.


Ao completar 18 anos, vindo do interior de São Paulo, chegou a Londrina com apenas uma mochila nas costas, o sonho de ser jornalista e uma vontade no coração: ajudar as pessoas. Barbosa Neto estudava de manhã, era escriturário no antigo Banco Bandeirantes à tarde e, à noite e nos finais de semana, era repórter esportivo na Rádio Alvorada.

Em 1989, formou-se em primeiro lugar no curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Recebeu medalha e láurea acadêmicas como o melhor aluno do curso de Comunicação Social.

Em 1990, ingressou no PDT. Como membro da Juventude Socialista do Partido Democrático Trabalhista, se apaixonou pelo conceito de Educação em Tempo Integral, desenvolvido por Darcy Ribeiro. Como deputado estadual, Barbosa foi autor da lei paranaense que garante ao jovem poder ficar o dia todo na escola, com alimentação, atividades esportivas e culturais.


Como apresentador de televisão, defendeu a população. Foi impedido de trabalhar pelos poderosos que já se incomodavam com sua eloqüência na defesa dos oprimidos. Em 2000, disputou a primeira eleição: foi candidato a Prefeitura de Londrina. Perdeu no segundo turno para o candidato petista. Em 2002, conquista seu primeiro mandato. Sem realizar comícios, sem pintar muro e sem outdoor ou cabos eleitorais, ao lado de voluntários, se elegeu deputado estadual com 122.112 votos, um dos mais votados da história do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário