segunda-feira, 8 de junho de 2009

CONEUERN aconteceu em Mossoró com participação maciça dos universitários

PRESIDENTE DO PDT ANGICANO EXPÕE PROBLEMÁTCA DO ACERVO BIBLIOGRÁFICO E DEFENDE MAOR VALIA AOS VOTOS DOS ESTUDANTES


Estudantes: Felipe, Modesto e Genival



No Campus central da UERN em Mossoró aconteceu o IX CONEUERN, Congresso Universitário dos Estudantes da UERN. O evento durou três dias começando na sexta-feira com palestra do vice-governador do Rio Grande do Norte, Iberê Ferreira de Sousa. A deputada estadual Larissa Rosado e o reitor da universidade estiveram na abertura do evento que teve como tema deste ano “O papel da universidade brasileira em um contexto de crise”.


No sábado em uma conferência o 1º delegado do primeiro período do curso de História do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão, em Assu, Modesto Neto, expôs a problemática da biblioteca do Campus e defendeu maior participação e valorização dos alunos nas eleições que definem os diretores e o reitor da universidade. “Nossa biblioteca é medíocre com letras maiúsculas, além de um acervo vergonhoso ela não é informatizada” disparou o estudante.


Em relação à defesa do voto paritário que dá igual coeficiente de 33% aos estudantes, aos professores e aos funcionários, Modesto foi sucinto “os professores são os patrimônios da universidade já nós estudantes somos a essência” – avaliou o delegado que foi aplaudido pela platéia.


A professora Telma Gurgel que era uma das componentes da mesa, como conferencista, defendeu os estudantes e expôs sérios problemas camuflados dentro da UERN a professora ainda teceu duras e firmes criticas ao reitor além de cobrar maior empenho do DCE e do movimento estudantil. A professora terminou seu discurso lendo um poema de Luis Carlos Prestes e afirmando em sua despedida “até a vitória companheiros”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário