quarta-feira, 6 de junho de 2012

JSPDT realiza seu primeiro Congresso Nacional no Nordeste


DIÁLOGO SOCIALISTA
– www.dialogosocialista.wordpress.com



Luiz Marcelo fala como Presidente Nacional da JSPDT


O 15º Congresso Nacional da Juventude Socialista PDT foi histórico. É a primeira vez que o Conjus ocorre no Nordeste do país tendo Fortaleza como a anfitriã dos trabalhos. O presidente estadual da JS-CE, Júlio Brizzi além de vários outros membros da juventude socialista cearense construíram um espaço agradável para a JS de todo o Brasil. Todo o evento ocorreu na Colônia 11 de Julho com direito a piscina, praia, quadra de futsal e campo de futebol e vôlei de areia, além de mini-festivais que fechavam a noite com a animação típica da juventude.



O Rio Grande do Norte apresentou a maior delegação do Brasil. Três ônibus e muita animação levaram os jovens potiguares da JSPDT a participarem com efetividade dos trabalhos do congresso. Na plenária final um exemplo da luta dos potiguares foi a aprovação de duas moções. Uma de repúdio a Câmara Municipal de Natal que desaprovou por “motivos politiqueiros” as contas do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves no intuito de evitar sua candidatura e uma segunda de solidariedade aos estudantes e funcionários da UERN que estão em greve enfrentando um duro processo de negociação com o governo Rosalba Ciarlini do DEM, esta apresentada por Modesto Neto que é Diretor de Formação Política do DCE da UERN.



Porém não foi apenas política e eleições o tom do congresso. Tássia Bastos que é diretora da UNE e coordena o Movimento Reinventar no Brasil puxou um processo de discussão do movimento estudantil extremamente importante, relatando que o Reinventar se prepara para chegar com boas teses e lutas importantes no 60º Conselho Nacional de Entidades (CONEG) que ocorrerá no RJ ainda em junho do corrente ano. “Além de participar desses importantes fóruns o Reinventar esta voltando com tudo para o movimento secundarista”, falou a Tássia Bastos que também é diretora de um DCE na Bahia.



Já no processo de eleição da própria JS sagrou-se o nome do Luiz Marcelo Camargo de Santa Catarina. Quadros do Rio de Janeiro e Ceará ocuparam as vice-presidência, Distrito Federal através da Marília assumiu a Secretária Geral e o RN ocupou a Secretaria Nacional de Relações Internacionais ocupada hoje pelo Kleber Fernandes que a partir de agora é responsável pelos contatos com as juventudes estrangeiras. O RN também emplacou o Modesto Neto como membro do Diretório Nacional.



Por fim o que ficou foi o sentimento de unidade na luta e os ensinamentos de um grande congresso: plural, representativo e combativo. Anacleto Julião primeiro presidente nacional da Juventude Socialista esteve presente e falou em várias oportunidades. Além dele o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, os deputados Weverton Rocha (MA), André Figueiredo (CE) e Paulo Rubem (PE) e o Secretário Geral do PDT, Manoel Dias estiveram presentes assim como várias outras lideranças nacionais durante os três dias de Congresso que foi de 1º a 3 de junho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário