quinta-feira, 31 de março de 2011

Aniversariante de hoje é o deputado Vieira da Cunha



Vereador, deputado estadual e federal Vieira da Cunha é um quadro histórico do PDT no Rio Grande do Sul e no Brasil. Nesta quinta-feira (31/03) ele completa 51 anos de vida com uma trajetória que o liga aos movimentos estudantis.

Vieira da Cunha assumiu a Vice-Presidência da Internacional Socialista com a vacância na morte de Leonel de Moura Brizola, o maior estadista da história brasileira.

UM POUCO DA HISTÒRIA DE VIEIRA DA CUNHA:

Vieira da Cunha ingressou na política quando participou do Grêmio Estudantil do colégio Anchieta, aos 15 anos. Sua participação mais “oficial”, porém, iniciou-se em 1981, quando assessorou a bancada do Partido Demorcrático Trabalhista na Assembléia Legislativa. Em 1992, candidatou-se a vice-prefeito de Porto Alegre e, em 1996, como prefeito. Elegeu-se pela primeira vez como deputado estadual em 1994 com 17.094 votos. Em 1998, foi reeleito deputado estadual com 32.243 votos.

No dia 06 de Outubro de 2002, reelegeu-se com 62.912, tendo sido o candidato mais votado para Deputado Estadual do seu partido, o PDT. Em 2006, foi eleito Deputado Federal com cerca de 100 mil votos.

Durante sua trajetória política, Vieira da Cunha também foi eleito vice-presidente da Internacional Socialista (IS). Foi o segundo brasileiro a ocupar o posto, que tinha sido ocupado por Leonel Brizola.

Como Deputado Federal, Vieira da Cunha propôs 175 projetos de lei. Dentre eles, destaca-se o projeto de combate ao “bullying”, ato de violência física e psicológica que ocorre nas escolas entre colegas de classe. Vieira da Cunha também é o autor do Código da Limpeza Urbana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário