sexta-feira, 11 de março de 2011

Porto Alegre sediará encontro mundial de jovens em março


Cidade que sediou as primeiras edições do Fórum Social Mundial, Porto Alegre volta a ser o local de eventos que promovem o debate político em âmbito internacional. Em visita ao governador gaúcho Tarso Genro, a Federação Mundial de Juventudes Democráticas (FMJD) apresentou a programação do Conselho Geral das Juventudes, que será realizado na capital de 17 a 20 de março. O chefe do executivo recebeu bem a idéia e salientou a importância de promover ações que incentivem os jovens a participar do debate.

A Federação também aproveitará o evento para organizar um calendário de atividades e pautas para trabalhar ao longo de 2011. O evento reunirá organizações de juventude de 50 países, que irão trocar também experiência de gestão e desenvolvimento de políticas públicas para jovens no mundo. Também está programada a realização de uma reunião do Foro da Juventude de São Paulo, uma organização que reúne partidos democráticos da América Latina.

Tarso sinalizou positivamente para a realização do evento e sugeriu aos organizadores uma preparação de programas culturais, para promover a cidade e o estado. No encontro com a Federação o governador foi convidado a participar de uma mesa de debates sobre a experiência democrática do Rio Grande do Sul.

No encontro se fizeram presentes as juventudes dos partidos brasileiros que integram a Federação (JSPDT, UJS, JSB, JPPL, JPMDB) e também a JPT (observador), Maurício Picim (Coordenador Estadual de Juventude do RS) , Luizinho Martins ( Secretário de Juventude de Porto Alegre e Presidente licenciado da JSPDT) , a Deputada Federal Manuela Dávila (PCdoB) e o Deputado Estadual Catarina (PSB) , além de dirigentes da UNE, UBES, UEE – RS, OCLAE e outras entidades juvenis estiveram presentes.

Representando a JSPDT, a pedido do Presidente Nacional Everton Wan-Dall, o Secretário de Relações Internacionais Everton Gomes, destacou que a atividade será uma grande oportunidade para a juventude brasileira avaliar e discutir em conjunto com as juventudes das demais organizações estrangeiras os rumos da democracia, direitos humanos e o que esta acontecendo pelo mundo, em especial na África e no Oriente Médio, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário