domingo, 12 de abril de 2009

PDT-BA lança Cristovam Buarque à presidência em 2010

PDT baiano quer Cristóvam na disputa de 2010

Durante o café promovido ontem (17/3) pela manhã, no Bahia Othon Palace, em Ondina, a direção do PDT da Bahia, deputados e vereadores do partido lançaram a candidatura do senador Cristóvam Buarque à Presidência da República em 2010. "Vou defender a candidatura própria na convenção", adiantou o deputado federal Severiano Alves, presidente da legenda, logo que o senador do Distrito Federal concluiu o seu pronunciamento para os pedetistas.

"Não esperava que este momento se revestisse tão importante. A eleição em dois turnos oferece condições de candidatura e é bom para defender a bandeira do partido. Hoje, eu senti um norte no PDT, por isso defendo uma candidatura própria", disse o vereador Gilberto José, entusiasmado com o senador.

Cristóvam fez uma rápida análise da conjuntura nacional, além de tratar sobre questões de ordem ética, moral e educativa, e anunciou uma cruzada pelo Brasil para defender as transformações de que o país está precisando. Afirmando que quem salvou o Brasil dos efeitos da crise de 1929 foi Getúlio Vargas, o senador criticou o governo do presidente Lula pela condução da crise econômica, que afeta cada vez mais o país.

"Não foi dando dinheiro a banco que Getúlio resolveu. Ele fez foi uma inflexão na economia. A crise não vai reagir apenas com essas medidas. Tem que mudar o programa, fazer mudança social. Mas essa mudança não é pela economia, é pela educação", argumentou.

Cristóvam defendeu que, se o Brasil aplicasse os recursos dados aos bancos e às montadoras de automóveis em computadores e para reflorestar as margens do Rio São Francisco, por exemplo, os resultados seriam bem diferentes.

"Além de movimentar a economia, ajudava a transformar este quadro que está aí. Vocês já pensaram se o governo adquirisse um computador para cada uma das 200 mil escolas deste país?", indagou.

O vereador Odiosvaldo Vigas, que também elogiou o senador, concordou com as críticas.

"Não tem que dar dinheiro público a banco ou a montadora de automóvel", pontuou.

Nesse contexto, Cristovam Buarque disse ainda que "Lula enfrenta a crise falando em marolinha, dizendo que a crise é no sistema, mas a crise é do sistema". Buarque também criticou o PT pela crise ética que o país atravessa, afirmando que o partido perdeu a sua identidade quando foi para o governo.

"O PT tinha que ter mantido a sua independência e ter coragem de dizer que o governo era de coalizão", avaliou. Da mesma forma, ele criticou a falta de debates no Congresso Nacional e o silêncio dos sindicatos, das associações e dos partidos de esquerda. "Acho que eles se perderam", comentou.

ENCONTROS REGIONAIS - No final de semana, o diretório estadual do PDT da Bahia iniciou uma série de encontros regionais. Os dois primeiros, em Vitória da Conquista e Jequié, tiveram como tema a "Organização Partidária".

O objetivo principal dos encontros nas duas cidades do Sudoeste baiano foi discutir o Planejamento Estratégico do partido para os anos de 2009 e 2010, como o que aconteceu no mês passado em Salvador.

Segundo Alexandre Brust, da direção do PDT baiano, "a idéia é fazer outros encontros como esses nas 15 regionais do estado com a mesma finalidade que o Manoel Dias (secretário nacional do PDT) traçou em Salvador".

Fonte: Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário